CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL



Salvador, 01 de abri de 2011
 
Informativo Nº 03/11
“Por que buscai entre os mortos aquele que está vivo. Não está mais aqui. Jesus de Nazaré ressuscitou! Aleluia!” (Lc. 24, 5-6).

            É nessa certeza da ressurreição de Jesus que iniciamos o mês de Abril, alegres pela Páscoa do Senhor, que desperta em nós o sentimento de lutar pelo direito do dom da vida, desde a concepção até o último momento no qual o homem cumpre sua missão na existência e colabora com o Criador na obra da criação.
            Para nós da Rede Salesiana de Escolas, celebrar a Páscoa do Senhor é um momento de renovar nossa opção em prol da educação e evangelização da juventude. Pois acreditamos que a força da ressurreição de Cristo nos estimula na nossa missão educativa.
            Por isso, convidamos todas as famílias, para que inspiradas pela alegria da ressurreição de Jesus, possam estimular seus filhos no caminho da fé, da  fraternidade e nos valores da ética e cidadania. Por esse motivo, pais e educadores nunca poderão perder a esperança, pois é o próprio Deus que nos fortalece na desafiadora tarefa de educar.
            Para uma boa preparação para a Páscoa, o Colégio Salesiano Dom Bosco proporcionará aos alunos momentos de reflexão acerca da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Associado a esses momentos também será oferecida a todos os alunos católicos que já fizeram sua 1º Comunhão, a oportunidade de se confessar, além de nosso Diretor o Padre Nonato, outros sacerdotes estarão à disposição para atender as confissões conforme as datas apresentadas no calendário em anexo, esse ano abrimos a oportunidade aos pais que desejarem se confessar. O horário das confissões será às 8h na Capela do Colégio.
            Durante a Semana Santa, as aulas acontecerão até a quarta-feira santa (20/04), até as 10h para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e às 10h20min para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pois às 11h todos os nossos professores, equipe pedagógica e funcionários irão participar de uma celebração pascal.
            Queremos agradecer a todos que compareceram às reuniões de pais, e convidamos os que não puderam comparecer, por vários motivos, que entrem em contato com as coordenações para maiores informações. As sugestões, críticas e elogios foram acolhidas e enquanto Equipe Pedagógica estamos planejando ações que julgamos de maior importância para serem aplicadas. Durante esses meses os senhores poderão constatar algumas ações. Cada nível poderá encaminhar informações especificas conforme as intervenções que foram pontuadas nas reuniões.
            Para melhorarmos o atendimento na Cantina, decidimos abrir para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, a oportunidade de almoçarem na Cantina do Bloco C. A Escola fez um alto investimento nos balcões e na aquisição das mesas, sendo que ainda estamos aguardando a chegada destas. Por isso, informamos que essa área é reservada exclusivamente para o almoço dos alunos do 3º ano e professores, apenas nos dias de segundas e quartas-feiras.
            Lembramos a todos que as atividades da chamada AV2 já estão acontecendo de acordo com os planejamentos de cada disciplina (seminários, trabalhos, pesquisa etc.), e que no final do mês acontecerá a AV3. É fundamental que o ritmo de estudo seja freqüente em nossos alunos e o acompanhamento dos senhores é de grande importância.
            Alguns projetos interdisciplinares e transdisciplinares serão desenvolvidos tais como: Projeto da Africanidade (primeira parte), Campanha em defesa do Meio Ambiente, Campanha de combate contra a Dengue, trabalho de conscientização acerca do bullying e suas conseqüências e alimentação saudável. Outros temas como: violência juvenil, preconceito e racismo, drogas e direitos humanos serão abordados ao longo do ano, de acordo com o nível e as disciplinas que interdisciplinarmente serão envolvidas. 
            Queremos pedir a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco, que a alegria da Ressurreição de Cristo possa abençoar a todos nós. Para todas as famílias o Colégio Salesiano Dom Bosco deseja uma santa e feliz Páscoa!

Atenciosamente,
Equipe Pedagógica.



CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL
DATA
ATIVIDADE
NÍVEL/EVENTO
01-02/04
Formação dos Professores de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática do Ensino Fundamental II
Recife/PE
01/04
Início das Oficinas do Teatro
Todos os níveis
01/04
Revisão de Física (1º ano C e D)
Ensino Médio
02/04
Abertura da Catequese
(1º Eucaristia)
Capela às 8h
02/04
Aulão para os 3º anos
Ensino Médio
06/04
Mesa Redonda Tema:
Alimentação e saúde (2º e 3º anos)
Ensino Médio
07/04
Mesa Redonda Tema:
Alimentação e saúde (1º anos)
Ensino Médio
09/04
Aulão para os 3º anos
Ensino Médio
12/04
Aula de campo ao Museu Geológico-
 3º anos
Ensino Fundamental I
13/04
Período de Confissões para as turmas do 6º, 7º e 8º anos
Ensino Fundamental II
14/04
Período de Confissões para os alunos do 9º e 1º anos
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
14/04
Aula de campo ao Museu Geológico-
2º anos
Ensino Fundamental I

15/04
Ida ao Teatro do Colégio ISBA- 5º anos
Ensino Fundamental I
15/04
Período de Confissões para os alunos do 2º e 3º anos e Pais
Ensino Médio
16/04
CP
Todos os Professores
16/04
Provão para os 3º anos
Ensino Médio
17/04
Domingos de Ramos
Inicio da Semana Santa
19/04
Apresentação da Via-Sacra
Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II
20/04
Apresentação da Peça Canto das Írias (Comunidade Católica Shalom)
Ensino Médio
20/04
Apresentação da Peça Canto das  Írias (Comunidade Católica Shalom) e Celebração da Páscoa
Equipe Pedagógica, Professores e Funcionários
21/04
Quinta-feira Santa
(Feriado de Tiradentes)
Recesso da Semana Santa
22/04
Sexta-feira Santa
Recesso da Semana Santa
23/04
Sábado Santo
Recesso da Semana Santa
24/04
DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR
Recesso da Semana Santa
25/04
Missa da Páscoa com os 3ºanos
Ensino Médio
25/04
Início da AVIII
Educação Infantil, Ensino Fundamenta I, Ensino Fundamenta II e Ensino Médio
26/04
Missa da Páscoa com os 2ºanos
Ensino Médio
27/04
Missa da Páscoa com os 1ºanos
Ensino Médio
28/04
Missa da Páscoa com os 9ºanos
Ensino Fundamental II
29 e 30/04
Encontro das Equipes Pedagógicas da Rede Salesiana de Escolas
(Todos os Coordenadores das Escolas Salesianas do Nordeste)
Auditório Dom Bosco
30/04
Provão para os 3º anos
Ensino Médio